• ENG PORT

CRISTALINO LODGE AMAZÔNIA

O Cristalino Lodge é um destino excepcional na Amazônia para os amantes da natureza. Localizado no meio de uma reserva particular com 11.399 hectares, uma área 6 vezes maior do que o Arquipélago de Fernando de Noronha, o hotel oferece experiências únicas ao ar livre. Construídos em harmonia com a floresta circundante, os bangalôs proporcionam uma estada prazerosa e confortável. Eleito um dos 25 melhores ecolodges do mundo pela National Geographic Traveler, o Cristalino Lodge é membro de prestigiosas associações de turismo que reúnem algumas das melhores experiências de viagem no Brasil e no mundo, como a Condé Nast Johansens, Brazilian Luxury Travel Association e Pure Life Experiences.

A chegada é feita através de Alta Floresta, Mato Grosso. Há vôos diários a jato a partir das principais capitais do Brasil para a cidade. Após a sua chegada, haverá um transfer de carro, seguido de um lindo passeio pelo rio Cristalino. O Cristalino Lodge é acessível somente por barco. 

Como uma jóia, o hotel está incrustrado em meio à exuberância da floresta amazônica, com acomodações que se mesclam com a mata nativa às margens do rio Cristalino. Os destaques são os bangalôs cuidadosamente projetados em madeira e piso de cerâmica, apresentando equilíbrio entre design e conforto. O Bangalô Especial possui 72m2 e inclui cama king-size e dois sofás-cama com lençóis Trousseau de 300 fios e travesseiros macios. Ideal para família, casais e grupo de amigos, esta acomodação conta com uma ducha ao ar livre e uma exclusiva banheira externa em jardim privativo. Todos os 18 quartos possuem ventilação natural com amplas vistas da floresta e amenidades Granado para dias de descanso e harmonia na natureza. Além disso, são abastecidos com energia solar, limpa e sustentável. As acomodações possuem energia 24 horas por dia, aproveitando da abundância de sol da região para o conforto dos visitantes. 

Servindo culinária brasileira com frutas e legumes orgânicos, peixes frescos e carnes variadas, a gastronomia do Cristalino Lodge é um dos pontos altos da viagem. Receitas com toque de arte e brasilidade acompanhadas de sobremesas que valorizam os frutos da Amazônia enriquecem a experiência. Tudo acompanhado de uma completa carta de vinhos de nossa exclusiva adega e dos encantos da floresta. 

O Cristalino Lodge conta com uma área social de cerca de 1.500 m2 projetados em total harmonia com a natureza. O projeto da arquiteta Adriana Da Riva conta com restaurante, bar, sala de leitura, sala de apresentações, deck aberto e uma passarela que recebe o visitante logo na sua chegada. Com espreguiçadeiras, redes de descanso e ombrellones, a deliciosa plataforma flutuante é um dos destaques do hotel. Pertinho do majestoso rio Cristalino e circundado pela exuberância da floresta, é possível tomar banho de rio, fazer uma pausa após um passeio pela mata e apreciar o pôr-do-sol. À noite, uma fogueira central é acesa: o pretexto perfeito para passar horas ali apreciando o céu estrelado. 

POR QUÊ O CRISTALINO LODGE?

O sul da Amazônia brasileira é um destino encantador. Veja algumas das razões para escolher o Cristalino e conhecer a maior floresta tropical do planeta de forma deslumbrante, engajadora e sofisticada.

BIODIVERSIDADE

A proximidade aos ecossistemas do Pantanal e do Cerrado faz com que muitas espécies destes

habitats também sejam encontradas no sul da Amazônia, criando uma zona com uma elevada biodiversidade conhecidos como ecótonos. O Cristalino está na parte alta da Amazônia, com altitudes entre 270 e 450 metros acima do nível do mar. Isso significa que o rio não alaga a floresta, permitindo que as caminhadas sejam feitas durante o ano todo, aumentando as chances de observar animais. O terreno acidentado na região do Cristalino cria 6 diferentes tipos de florestas, permitindo uma incrível variedade de atividades em meio à rica biodiversidade.

EXPERIÊNCIA COM CONFORTO

O Cristalino Lodge oferece atividades únicas ao ar livre, combinadas com acomodações confortáveis e ótimo serviço. Durante as 24 horas do dia, nós cuidamos com máximo carinho dos detalhes: no bem receber, no agradável jantar à luz de velas, no atendimento do bar com fogueira, em todas as atividades na floresta, em cada jardim bem cuidado. No Cristalino Lodge, os visitantes poderão desfrutar de uma experiência única com elementos educativos.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

O hotel possui um sério compromisso de responsabilidade socioambiental. Suas ações incluem: energia solar nos quartos, reciclagem e separação do lixo, tratamento dos efluentes cinzas e negros, arquitetura inteligente, atividades guiadas na natureza com grupos de até 8 pessoas e

uma culinária que prioriza produtos orgânicos e da estação. Além disso, o Cristalino Lodge conserva diretamente uma reserva com 11.399 hectares de floresta primária – uma área 6 vezes maior do que o Arquipélago de Fernando de Noronha.

ATIVIDADES

O Cristalino Lodge oferece uma ampla gama de atividades ao ar livre, incluindo:

CANOAGEM

As águas calmas do rio Cristalino são perfeitas para a canoagem, com equipamento seguro e confortável fornecido pelo hotel.

TRILHAS

Passeios na natureza ao longo dos 30 km do sistema de trilhas, oferecendo um entendimento profundo do ecossistema tropical realizado em pequenos grupos de forma personalizada.

TORRES DE OBSERVAÇÃO

Para uma experiência verdadeiramente única na floresta amazônica, uma visita às torres de observação não pode faltar. Chegando a 50 metros de altura, com plataformas em diversos níveis, é possível desfrutar de vistas panorâmicas da reserva, com o dossel das árvores se colocando como um manto verde ao seu redor.

OBSERVAÇÃO DA FAUNA E FLORA

Várias espécies-bandeira da fauna e flora brasileiras podem ser encontradas nesta região, incluindo: gavião-real, ariranha, macaco aranha-de-cara-branca, cateto de colar-branco, macaco cuxiú-de-nariz-branco, bugio-de-mão-vermelha, tiriba-de-barriga-vermelha, capitão-de-cinta, araçarí-mulato, castanheira, mogno e palmeira inajá. Esta área foi destacada pelo Ministério Brasileiro do Meio Ambiente como prioritária para a conservação.

PROGRAMAS

O Cristalino Lodge permite que sua viagem seja personalizada. Os seguintes programas podem ser escolhidos para a sua viagem:

VIAGEM DE NATUREZA

Esta é a programação recomendada para pesoas que desejam conhecer a Amazônia, sem foco específico em observação de aves ou fotografia. Passeios de história natural, combinando atividades incríveis ao ar livre com instalações e equipamentos confortáveis. As atividades incluem canoagem, caminhadas por diferentes trilhas, excursões para as torres de observação durante o nascer ou pôr-do-sol, observação de flora e fauna e passeios de barco. Estada recomendada: 3 a 5 noites.

BIRDWATCHING

Observadores de aves podem realizar uma programação direcionada apenas para essa prática. Possuímos mais de 20 anos de experiência, com guias treinados para mostrar muitas das 595 espécies que habitam essa região de alta biodiversidade, torres de observação e trilhas na mata. Estada recomendada: 5 a 7 noites.

FOTOGRAFIA

Fotógrafos profissionais e amadores podem realizar uma programação direcionada para fazer imagens de uma das regiões mais bonitas do Brasil, acompanhados por guias experientes e oferecendo uma imersão profunda na Amazônia. É necessário contratar serviço de guia privativo. Estada recomendada: 4 a 7 noites.

CLIMA

O clima é quente durante todo o ano. Noites frias são comuns, especialmente durante os meses mais secos, de junho a outubro. Como em qualquer floresta tropical, pode haver tempestades ocasionais, geralmente seguidas pelo céu ensolarado e brilhante.

VARIAÇÃO DOS RIOS

O nível do rio Cristalino varia ao longo do ano, subindo até 5 metros. Nos meses de junho à novembro, o rio está mais seco, enquanto que de dezembro a maio está mais cheio.

SUSTENTABILIDADE

O conceito do hotel é fruto da interação entre dois pilares: conservação e desenvolvimento sustentável. De um lado, o Cristalino Lodge, de outro, a Fundação Cristalino. Este modelo foi criado como uma alternativa para o desenvolvimento responsável na Amazônia meridional.

TURISMO DE MÍNIMO IMPACTO

Desde a sua criação, o Cristalino Lodge tem na conservação da biodiversidade a sua principal fonte de inspiração e motivação. Os turistas que visitam o hotel estão colaborando para importantes iniciativas que vão desde a energia solar nos quartos, jardins de permacultura para tratamento da água e uso de produtos da horta orgânica. Além disso, o Cristalino Lodge conserva diretamente uma reserva com 11.399 hectares de floresta primária. Por seus esforços na área ambiental, o hotel tem recebendo importantes premiações como o Global Vision Awards, da revista Travel & Leisure, e Sustainable Vision Award da Brazilian Luxury Travel Association.

whats app