ARZAK ESPANHA

A história do Restaurante Arzak começa em 1897 quando os avós de Juan Mari Arzak construíram a casa onde ainda hoje existe o seu Restaurante. Primeiro foi uma adega e uma taberna. Mais tarde, os pais de Juan Mari Arzak a transformaram numa casa de refeições de alguma relevância e requinte, tendo Paquita Arratibel como cozinheira. Seus ensopados e elaborações básicas do livro de receitas basco e de San Sebastian se destacaram.

Em 1966, Juan Mari Arzak assume o restaurante com sua mãe. Foi sua professora de cozinha tradicional basca, à qual juntou uma grande curiosidade e vontade de inovar que a levaram a desenvolver as suas próprias receitas. Pratos tradicionais bascos aos quais deu o seu toque pessoal.

Muito cedo o seu grande talento chamou a nossa atenção e, com apenas 32 anos, recebeu o Prémio Nacional de Gastronomia, e o Restaurante Arzak obteve a primeira estrela do prestigiado Guia Michelin em 1972.

A partir de meados dos anos 70, passou a receber prêmios e reconhecimentos que fazem do Restaurante Arzak uma referência da gastronomia nacional e internacional. Em 1976, Juan Mari Arzak, junto com um grupo de chefs, revolucionou a cozinha e criou um conceito e um movimento: The New Basque Kitchen. Em 1978 obteve a segunda estrela Michelin e em 1989 foi premiada com a terceira estrela do Guia Michelin. Foi o segundo a receber o triplo reconhecimento na Espanha e mantém-nos desde então.

Nos anos noventa Elena Arzak, filha de Juan Mari Arzak, juntou-se ao restaurante da família. Elena estudou Hospitalidade na Suíça e depois passou pelas grandes cozinhas da Europa, incluindo Maison Troisgros, Pierre Gagnaire, Carré des Feuillants e Le Vivarois na França, Louis XV em Monte Carlo, Le Gavroche em Londres, Antica Ostería del Ponte na Itália e El Bulli na Espanha.

Em maio de 2001, ele recebeu o prêmio Chef de l’Avenir da Academia Internacional de Gastronomia. Em 2010, a Academia Espanhola de Gastronomia concedeu-lhe o Prêmio Nacional de Gastronomia. E em 2012 a Veuve Clicquot foi eleita a Melhor Chef Feminina do Mundo.

Hoje, Juan Mari Arzak compartilha com sua filha Elena a culinária, o conhecimento, a paixão e a vontade de continuar fazendo história em Arzak. História do Arzak.

A cozinha de Arzak é infundida com a personalidade de Arzak. Presa às suas raízes e com um espírito criativo em constante evolução. É uma cozinha de autor. Cada prato que sai da cozinha de Arzak leva sua marca. Do mercado. A matéria-prima domina o prato. Criativo Todos os dias trabalhamos da mesma forma. Cada dia de trabalho é diferente. Sempre em constante evolução.

Restaurante Arzak, casa Arzak.

Um lugar para comer. Para conhecer. Para experimentar.

whats app