• ENG PORT

BELCANTO BY JOSÉ AVILLEZ

O Belcanto abriu em 1958, no Chiado, no bonito Largo de São Carlos, junto ao Teatro Nacional de São Carlos e à casa onde nasceu Fernando Pessoa. A localização absolutamente privilegiada no centro histórico de Lisboa, o ambiente sóbrio, o serviço discreto e a sua cozinha, rapidamente conquistaram as elites Lisboetas que fizeram do Belcanto um ponto de encontro obrigatório.

O Belcanto por José Avillez abriu no começo de 2012, totalmente renovado. Nesse mesmo ano foi distinguido com uma estrela Michelin e, em 2014, com a segunda. O Belcanto foi o primeiro restaurante em Lisboa a ser distinguido com duas estrelas Michelin e José Avillez o primeiro chef português a receber esta distinção em Portugal. 

Em 2019, o Belcanto passou a ocupar a 42ª posição na “The World’s 50 Best Restaurants”.

Sempre em processo evolutivo, em 2019 o Belcanto mudou-se para um novo espaço, mais amplo, contíguo ao inicial, mantendo a proximidade com o Largo de São Carlos e a localização privilegiada. O restaurante apresenta agora uma maior proximidade entre a cozinha e a sala, o que enriquece a experiência gastronómica e sensorial de quem o visita. 

“Cozinhar, servir, alimentar. Cuidar de quem se senta à nossa mesa. Os ingredientes, a técnica, a entrega e a paixão de cada cozinheiro e de cada anfitrião. A procura do equilíbrio perfeito entre a criatividade, o novo, o único e desconhecido com o clássico, o ingrediente, a matéria prima no seu estado mais natural, como chega à nossa porta com a mínima intervenção. A desconcertante realidade de que a magia pode estar no mais simples e óbvio ou no mais pequeno detalhe da criatividade surpreendente. As memórias afectivas, o encontro com o passado e a transformação de lembranças únicas vividas e recuperadas numa colherada. A herança de um passado fascinante, com a descoberta de novos mares, novas terras, novos povos, novos produtos. O explorar de um presente fervilhante e o imaginar apaixonadamente o futuro. Somos história, memória, conhecimento, criatividade, sonho, emoção e ação. O ovo ou a galinha, tradicional ou vanguardista, quem foi primeiro, o que nos faz vibrar, o que nos faz sentir mais e viajar. Ontem, hoje ou amanhã, uma cozinha sem datas, sem tempo e com todo o tempo do mundo. Por vezes aparentemente estanque, outras em constante evolução. Uma viagem desconcertante num carrossel de emoções?” José Avillez

No Belcanto, José Avillez oferece uma cozinha portuguesa contemporânea, num ambiente sofisticado e muito confortável, que nos faz viajar do romantismo do antigo Chiado até ao futuro. Num espaço cheio de detalhes, onde a arte e as memórias marcam presença, proporciona-se uma viagem gastronómica e sensorial absolutamente única. 

José Avillez e a sua equipa consideram a cozinha uma forma de expressão. No Belcanto, partilham as suas inspirações, emoções e inquietações através de representações e ilusões culinárias. Cada prato conta uma história e tem como principal objetivo emocionar quem o aceita provar.

Além dos pratos à la carte, o Belcanto apresenta dois Menus de Degustação, planeados como uma experiência completa e integrada, em que se conta uma história em vários capítulos: o Menu Evolução e o Menu Belcanto. Cada um tem um itinerário próprio e proporciona uma viagem única. 

Menu Evolução

Evoluir, transformar, ir sempre mais além. O espírito de superação que sempre caracterizou os portugueses está presente neste menu. Porque nunca nos contentamos com o que existe. Porque gostamos de arriscar e de reinventar, com conhecimento e entusiasmo. Voltámos a olhar para alguns dos nossos pratos mais emblemáticos e decidimos reinventá-los, dar um passo em frente, explorar o desconhecido partindo do conhecido. Introduzimos inovação na tradição: novos sabores, texturas, ideias e sensações.

Menu Belcanto

Uma viagem onde nos demoramos nos pontos altos da nossa identidade e em que a tradição se reinventa, num compromisso entre a herança e a modernidade. Neste menu, reúnem-se pratos que espelham as transformações do Belcanto e da cidade de Lisboa ao longo do tempo: os pilares, as reconstruções, o património preservado que convive lado-a-lado com a contemporaneidade, e a harmonia entre diversas culturas e ideias. 

Mesa do Chef

Entre as cozinhas do Belcanto, José Avillez criou um espaço único e exclusivo: a Mesa do Chef, a partir da qual é possível observar o trabalho atento e rigoroso da equipa, enquanto é servido um menu excepcional, surpresa, de degustação, acompanhado de uma selecção especial de vinhos sugerida pela sommelier Nádia Desidério. 

BELCANTO

Rua Serpa Pinto, 10A – Lisboa, Portugal

Tel.: + 351 213 420 607

Aberto de terça a sábado – para almoço 12h30 – 15h00 e jantar 19h00 – 22h30

whats app