• ENG PORT

GRAN CAFEE QUADRI VENEZA

Quadri, o café do século 18, bistrô e restaurante requintado na Praça de São Marcos de propriedade da família Alajmo desde 2010, reabre suas portas após uma grande restauração. Uma transformação que revela a magia original do lugar em uma atmosfera romântica e ligeiramente surrealista imaginada por Philippe Starck e criada por artesãos venezianos selecionados.

O projeto de restauração foi iniciado por Massimiliano e Raffaele Alajmo com base na necessidade e no desejo de preservar o extraordinário patrimônio do Quadri, e de criar um legado que marcará a história contemporânea e a história da culinária italiana.

“Decidimos restaurar o Quadri porque a estuque dentro do café do andar térreo havia se deteriorado ao longo dos anos e sentimos que era hora de trazer de volta o esplendor original do espaço em um contexto contemporâneo”, disse Raffaele Alajmo, CEO do grupo de restaurantes Alajmo . “Achamos que isso era necessário se quiséssemos que o Quadri representasse a cozinha italiana em nível global.”

Para realizar esta delicada restauração, os irmãos Alajmo recorreram ao criador francês Philippe Starck. Os irmãos conheceram Starck há dez anos e anteriormente colaboraram na criação de dois restaurantes, Caffè Stern um bacaro fantasmagórico no coração de Paris e AMO um café misterioso e elegante localizado dentro do edifício T Fondaco dei Tedeschi em Veneza.

“O conceito do Quadri é simplesmente Quadri. Quadri era extraordinário, exceto que era um pouco sonolento. Por respeito, amor e inteligência, não queríamos mudar uma concentração tão poderosa de mistério, beleza, estranheza e poesia. Simplesmente procuramos por suas maravilhas e descobrimos um país das maravilhas.

Tudo aqui é um jogo mental, com sua própria musiquinha mágica. Surpresas férteis ocultas ganham vida em todos os lugares; nas paredes com o tecido, nas luzes com os lustres surrealistas e na coleção de taxidermia quimérica que habita o local; os animais vieram aqui e asas cresceram em suas costas, tornando-se criaturas fantásticas como o mítico Leão alado de Veneza.

Este sonho vem em parte do meu cérebro, meu coração e minha loucura; ainda assim, precisávamos de mãos para torná-lo realidade. E o segredo da qualidade absoluta de Quadri são os artesãos venezianos. ” – Philippe Starck.

Philippe Starck e os irmãos Alajmo nomearam Marino Folin, um arquiteto e ex-diretor da IUAV, a universidade de arquitetura de Veneza, para supervisionar o trabalho dos melhores artesãos tradicionais de Veneza. Folin também foi responsável por entrar em contato com os funcionários do governo local encarregados de preservar o patrimônio artístico da cidade e obter sua aprovação em todos os aspectos da restauração.

“O importante investimento cultural feito com esta restauração”, explica Folin, “envolveu artesãos venezianos, muitos dos quais pequenos negócios familiares datam de 1800 e início de 1900”.

whats app