• ENG PORT

IL SERENO LAGO DI COMO

Reduto de celebridades, núcleo de sofisticação ou um escape para o romantismo? Todas as alternativas têm lugar às margens do terceiro maior lago italiano, disposto placidamente entre as montanhas dos Alpes e rodeado por charmosas cidades.  No Lago di Como, o hotel Il Sereno tem o ambiente perfeito para uma refinada estética em design e hospitalidade. 

A região da Lombardia, ao norte da Itália, tem como capital um epicentro cultural, Milão. Também é conhecida por suas cidades medievais e renascentistas e também pelos lagos de sonho, emoldurados por belas paisagens. Entre eles, aparece, soberano, o Lago di Como, com seu característico formato semelhante à letra “Y” e suas águas de um azul cristalino. Foi o local escolhido pela rede Sereno Hotels para dar lugar a mais um empreendimento do incensado portfólio, sob as rédeas precisas da designer Patricia Urquiola. O desafio era idealizar um hotel que harmonizasse a essência clássica da região, mas a partir de uma visão contemporânea e intimista. O contraste entre os dois mundos deveria aparecer de forma elegante e acolhedora, fosse no mobiliário, na iluminação, nos revestimentos ou nas peças de design. Nem é preciso dizer que o objetivo foi bem-sucedido e que se hospedar no Il Sereno é o mesmo que sentir-se parte integrante da elegância lombarda. “Este projeto é um trabalho de muita dedicação e da sintonia entre Patricia Urquiola e nós. Ao introduzir um novo conceito de design no Lago di Como queriamos que nossos hóspedes pudessem desfrutar de muito conforto, com um serviço sem exageros, uma de nossas marcas.”, comemora Julio Contreras, proprietário da Sereno Hotels. Um dos pontos altos da propriedade, em termos arquitetônicos, é a escada de nogueira, com seus degraus envoltos em bronze que parecem “flutuar”. Nos tons decorativos, uma paleta de cores com muito cinza, toques de azul e verde sóbrios dialogam com as cores naturais do próprio entorno. Outro destaque é a piscina de borda infinita de 18 metros que parece ser uma extensão do lago, envolta por um confortável solário, ideal para um drinque de fim de tarde. Os detalhes também fazem a diferença e estão, por exemplo, nos uniformes da equipe. Os lenços utilizados pelos profissionais como adorno fazem menção ao artesanato de seda, produzido em Como há séculos. E o melhor: criados pela própria designer do hotel.

Pelo grau de comodidade e bem-estar, a vontade é não querer sair do Il Sereno, mas claro que a paisagem lá fora é uma forte concorrente. O lago é um convite irrecusável para os olhos e para as sensações. Especialmente porque a praia privativa e o deck para a ancoragem do hotel também são muito charmosos. Para os passeios, o hotel tem três embarcações Cantiere Ernesto Riva customizados, fabricados desde 1771 pela família de mesmo sobrenome, na cidade de Laglio, uma das vizinhas com o cenário de belos casarios coloridos, jardins e igrejas dispostos entre as águas e as encostas das montanhas. Para falar da gastronomia do Il Sereno, melhor começar pelo restaurateur milanês e chef estrelado pelo guia Michelin, Andrea Berton, pois foi o profissional convidado a comandar o Ristorante Berton Al Lago. Com quase 30 anos de experiência,  Andrea indicou o chef executivo Raffaele Lenzi, que logo em seu segundo ano no comando conquistou 1 estrela Michelin para a casa. No menu, receitas italianas modernas, com base em ingredientes locais: peixes frescos do próprio lago, ervas colhidas na horta, queijos e carnes de produtores da região de Pianura Padana. O salão, construído no nível da água, é ladeado por um amplo terraço ao ar livre, que, durante os meses de verão, recebe luz natural até às 22 horas. Aberto ao público para o almoço e jantar, mediante reservas, nele é também servido o café da manhã, esse sim, exclusivo aos hóspedes. Tanto o restaurante como o SPA by Valmont, outro ponto alto do hotel, foram desenhados por Patricia Urquiola com inspiração no universo das embarcações. O SPA é uma adaptação bem conceituada da antiga dársena – tradicional garagem de barcos revestida em pedras. É ali que fica toda a estrutura de recepção, vestuários, salas de tratamento, saunas, área de relaxamento e ainda um fitness center de ponta. As duas salas privativas e a área de hidromassagem trazem janelões que vão do chão ao teto. Um visual para ficar na memória.

whats app