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SUCESSO EM FAMÍLIA

Romeu Trussardi Neto considera-se privilegiado de ter nascido numa família em que há histórias de superação. Sua bisavó ficou viúva precocemente e assumiu uma indústria têxtil com quatro filhos pequenos para criar. Trussardi conta que o tino comercial do Clã vem da vontade de realizar, de empreender, algo que também possui. A esposa, Adriana, segue junto dele, no amor e nos negócios.

Como é fazer parte de uma marca tradicional em um mundo contemporâneo? Quais os desafios e os benefícios?

A Trousseau está comemorando trinta anos e o que mais ela tem feito é se renovar a cada ciclo. Antigamente esses ciclos aconteciam a cada cinco, dez anos, e hoje são praticamente de meses. Então seguimos criando novas estratégias, novos produtos e vamos nos adaptando a essas mudanças que o mercado vem exigindo. E não só de nós, mas de todas as empresas que usam a tradição para criar um relacionamento profundo com os clientes. Ao mesmo tempo, é importante se atualizar para acolher esses novos consumidores que valorizam a tradição, mas também querem a modernidade nos serviços e produtos oferecidos.

Como foi a sua trajetória pessoal? Na vida e nos negócios?

Minha formação foi em Administração de Empresas e, aos dezoitos anos, comecei a trabalhar na empresa em que meu pai tinha sociedade. Pude estar ao lado dele ao longo de vinte e sete anos, o que foi uma grande escola para mim. Passamos por momentos muito desafiadores e de privação, devido a vários tipos de planos econômicos. Quando tive a oportunidade de fundar a Trousseau com a Adriana, toda essa bagagem foi muito importante para que pudéssemos dar passos bem seguros. Além disso, qualquer empresa depende de um grande time, que é o que nós formamos ao longo de todos esses anos. O respeito pelo cliente também é fundamental, pois são eles que fazem a empresa.

A Trousseau é uma marca que conquistou seu lugar no universo da sofisticação. Como foi esse caminho? E como você o vivenciou?

Começamos com uma empresa que recebeu um investimento de cinco mil dólares, tudo o que nós tínhamos na época. Obviamente, tínhamos que fazer alguma coisa diferente das grandes empresas que já estavam estabelecidas, então a estratégia sempre foi trazer ao mercado algo que nos destacasse. A começar pelo produto, mas também oferecendo um serviço diferenciado. A Adriana tem uma participação muito importante nessa conquista dos clientes, nesse serviço personalizado que faz a diferença. Além disso, posso dizer que temos obsessão pela qualidade, pelo design e pela longevidade que nossos produtos têm na vida dos nossos clientes.

Hotéis, esse tema muito nos interessa! E pelo jeito a marca tem um verdadeiro braço dos negócios voltados a esse nicho. Fale um pouco sobre isso.

A hotelaria é uma grande oportunidade que nós temos de levar nossos produtos aos nossos clientes quando eles estão vivenciado experiências em lugares diferentes de suas residências. As conquistas nesse setor vieram de um trabalho muito bacana que desenvolvemos com parceiros que entenderam que contar com o nosso produto em suas acomodações é um diferencial. Investimos muito não só no conforto, mas também na durabilidade dos itens para servir a uma operação hoteleira que tem uma lavanderia industrial e que precisa de todos esses cuidados adicionais. É uma honra e um orgulho estar nesses hotéis que abriram suas portas para nós.

A expansão das lojas, inclusive para os Estados Unidos também é uma realidade. Como foi cruzar fronteiras e quais são os planos nesse sentido?

Acho que todo empreendedor é movido por desafios e, após quase trinta anos da fundação da primeira loja, inaugurar uma filial nos Estados Unidos foi um grande desafio. Hoje, após três anos lá, posso dizer que foi uma decisão super acertada, foi um aval de que o nosso produto, o nosso serviço, é valorizado mesmo num país onde existe as mais qualificadas ofertas do mundo e as melhores marcas. Foi o primeiro passo para entendermos que a Trousseau encontrou maturidade para estar em qualquer lugar do planeta, oferecendo as mais nobres linhas de produtos com um serviço impecável.

Como é a rotina de um casal cujo dia a dia une negócios e vida pessoal? Como você e Adriana organizam isso?

Tive a oportunidade e a sorte de encontrar uma parceirona, que resolveu se juntar a mim num casamento aos dezenove anos e que até hoje segue ao meu lado, no amor e na empresa. Mas vale lembrar que hoje não é só o Romeu e a Adriana, temos também a Gabriela, a nossa filha mais velha, fazendo parte da Trousseau.  É um trabalho muito gostoso, que exige muita disciplina e respeito para que os momentos de lazer e de intimidade pessoal não se misturem com as questões do trabalho. Confesso que é impossível separar totalmente porque a gente não só ama o que faz, mas ama fazer o que faz com quem amamos! No caso, a minha esposa, Adriana, a Gabi, minha filha, e também toda essa equipe maravilhosa que está há tanto tempo conosco.

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