LITTLE ISLAND NEW YORK

Little Island, um novo parque público gratuito na 13th Street em Hudson River Park, foi inaugurado a poucos meses , proporcionando aos nova-iorquinos e visitantes de todo o mundo um espaço verde único, diferente de qualquer outro na cidade de Nova York. 

O projeto custou 260 milhões de dólares saídos do bolso do bilionário Barry Diller, que tirou a construção do papel depois de anos de disputa judicial. Little Island foi inaugurada estrategicamente enquanto a cidade de Nova York se prepara para a temporada de verão. Com sua própria programação artística independente marcada para começar em junho, Little Island hospedará centenas de artistas e performers locais e oferecerá programação gratuita para visitantes de todas as idades.

São mais de 350 espécies de flores, árvores e arbustos, incluem um anfiteatro de 687 lugares (“The Amph”), uma praça central com lugares para sentar e servir comida e bebidas (“The Play Ground”), um palco para apresentações e gramado (“The Glade”), e vistas deslumbrantes do parque, da cidade de Nova York e do rio Hudson.

Little Island foi projetado por Thomas Heatherwick do Heatherwick Studio, com paisagismo de Signe Nielsen do MNLA. “Espero que Little Island sirva como um oásis para todos os que a visitam, um lugar para passear e ser surpreendido a cada passo”, disse Barry Diller.

“É uma alegria receber o público nesta área mais recente do Hudson River Park, e somos eternamente gratos a Barry Diller e à Fundação da Família Diller Von Furstenberg por sua extraordinária contribuição para o Hudson River Park e a cidade de Nova York em geral”, disse Noreen Doyle, presidente interino do Hudson River Park Trust. 

 “Cada vez que venho para Little Island, fico impressionado com a mesma sensação. Este é um ambiente feito para surpreender. Eu queria que os nova-iorquinos sentissem alegria e entusiasmo em cada curva, desde o momento em que colocassem os pés aqui. Ao entrar no concreto da cidade, você está imerso neste ecossistema vivo e vibrante, cheio de cantos, colinas e mirantes inesperados. Mal posso esperar para ver os nova-iorquinos conhecerem este lugar especial pela primeira vez ”, disse Signe Nielsen, diretora da MNLA.

Projetado por Heatherwick Studio, o exterior é suportado por uma estrutura que é composta por 280 estacas de concreto, que emergem entre as estacas de madeira remanescentes do Pier 54 que foram amplamente preservadas para manter os habitats para a vida aquática. No topo das estacas, 132 “Túlipas” de concreto compõem a estrutura do parque. A forma de cada tulipa é única e tem uma capacidade de carga de peso diferente para segurar o solo, gramados, mirantes e árvores.

A partir de junho, Little Island sediará uma temporada de programação para promover e apoiar artistas residentes na cidade de Nova York. Eles se apresentarão, farão a curadoria e dirigirão uma série de trabalhos durante sua residência de três anos em colaboração com uma equipe de produtores, liderada pela produtora Julia Kraus. A maioria dos eventos será gratuita e os eventos com ingressos serão principalmente gratuitos ou de baixo custo. Haverá apresentações e programação educacional seis dias por semana.

Além dos milhões investidos na construção, o custo de manutenção também não é dos mais baratos, mas Diller prometeu que a fundação de sua família acará com tudo pelos próximos 20 anos. Em entrevista ao The New York Times, o investidor estimou que pode acabar gastando US$ 380 milhões – o maior investimento privado para um parque público na história da cidade. 

whats app