MUITO PRAZER, KUROTEL

Esqueça todos os seus conceitos sobre SPAs antes de começar conosco essa jornada. Aqui, a visão vai muito além da estética, unindo os preceitos da medicina preventiva com um padrão de hospitalidade cinco estrelas.

Imagine que você acaba de chegar a um destino surpreendente. E que, ali, vai se encontrar com a pessoa mais importante da sua vida. É para essa jornada que a The Insider quer convidar seus leitores, contando detalhes, vivências e particularidades sobre o equilíbrio físico, mental e emocional oferecido por esse local único. Estamos falando do Kurotel, o mais conceituado SPA do Brasil, localizado a cerca de duas horas do aeroporto de Porto Alegre e com nada menos de 39 anos de história. Quanto ao encontro marcado, é claro que é com você mesmo, e isso não é apenas uma forma de expressão. Os cuidados que se têm ali são integrados e personalizados, permitindo um contato próximo com todas as suas facetas, especialmente aquelas esquecidas na rotina do dia a dia. Mas já que vamos falar desse percurso, comecemos por revelar que a passagem do tempo se dá de forma diferente nesse incrível espaço de 10 mil metros, fincado na área nobre da cidade de Gramado.

Na mesma medida em que há vários itens na programação de cada cliente, o que faz o dia correr rápido, tudo tem o ritmo certo e o intervalo adequado, o que dá espaço para o relaxamento e para um ciclo harmônico de atividades. Além disso, por ser acima de tudo uma clínica voltada para a longevidade e a vitalidade, as questões que envolvem a saúde são sempre priorizadas. De fato, toda a história do Kurotel é muito inspiradora, especialmente por conta de seus fundadores Dr. Luis Carlos Silveira e sua esposa Neusa Silveira, ambos visionários no conceito de cuidar das pessoas de forma completa, e das quatro filhas do casal, duas delas médicas, que se envolveram de corpo e alma no projeto.  Segundo o Dr. Silveira, a família multipotencial o ajudou a sempre atualizar e ampliar os conceitos instituídos desde que o Kur tinha apenas 10 quartos e poucos clientes. Hoje, são mais de 55 apartamentos, prontos para receber um público que vem em busca de saúde de uma forma integral. 

A The insider também vivenciou essa experiência e quer contar alguns pontos altos da estadia. Então vamos a eles! Check-in feito, bagagens no quarto e damos início a esse verdadeiro mergulho no conceito de bem-estar. 

Dia 1 – Entendendo a dinâmica

Ao passar pela porta do quarto, um aroma especial se afirma, é a essência exclusiva do Kur, presente em vários ambientes do Spa. Além disso, a decoração da acomodação, elegante e convidativa, é sob medida para o total conforto dos hóspedes. Depois de tirar as medidas na sala de enfermagem, somos conduzidos a um passeio pelas áreas centrais e informados onde são os lugares estratégicos para os próximos dias: a sala de espera dos tratamentos, o quadro digital onde cada hóspede pode checar a sua agenda e o espaço onde são servidos os concorridos e deliciosos lanchinhos do hotel.

Todos muito saudáveis e com poucas calorias, o que se poderia esperar dessa programação que também contempla o emagrecimento. Fazemos então um exame que realiza um scanner completo do corpo, com todos os índices corporais, de ossos, gordura, massa magra, que será avaliado pela médica do Kur, no dia seguinte. Além disso, vamos para a primeira atividade, uma aula de funcional que aquece os músculos e traz a sensação de missão cumprida no quesito movimento. No restaurante, o atendimento é tão perfeito e a comida tão saborosa que nem notamos que o cardápio tem apenas 1200 calorias (podem ser menos ou mais, dependendo do objetivo do cliente). No destaque, o carrinho de temperos, que traz ervas da horta, pimentas e molhos diferentes que dão um sabor ainda mais especial às receitas.

Dia 2 – Atividades e relaxamento

É inverno e o friozinho de Gramado se impõe lá fora, mas ainda assim, o convite para aderir à caminhada, que começa às oito da manhã, é feito pelos instrutores, sempre de bom-humor. Na volta, com o corpo e as pernas ainda quentes, o indicado é andar pelo caminho d’agua, que seguindo o que sempre foi utilizado nos famosos hotéis de cura da Alemanha, ativa a circulação e traz um bem-estar indescritível. A Doutora Mariela Silveira, filha do fundador e sucessor na área de medicina da clínica diz: “É  muito bom para a saúde e o segredo é, depois do choque térmico, se agasalhar bem.” Na agenda pessoal, outras atividades especiais estão programadas como a  massagem Kur, feita com manobras precisas que trazem muito conforto e relaxamento.

Mas antes disso, conversas úteis com a nutricionista, o fisioterapeuta, o psicólogo e com o professor de atividade física, que entendem nossos hábitos e vivências e, além de nos trazer mais clareza sobre a nosso estado geral, ajudam a personalizar ainda mais a agenda de cada cliente. Até mesmo com um dentista podemos passar, confirmando a visão integrada do indivíduo. O exame do scanner é analisado e o ambiente de cuidado continua presente, tornando a consulta um prazer e, também, um incentivo. Na sequência, é hora de “fazer a nossa lição de casa” e aderir às atividades, como o circuito de musculação para gastar energia em uma confortável e bem equipada sala. À noite, depois do jantar, há sempre uma programação surpresa, como shows de música ou uma demonstração de Tai Chi Chuan. As atividades acontecem no Salão Ouro, super acolhedor, ou na espaçosa sala da lareira. De volta ao quarto, uma pequena ceia e o sono tranquilo de quem conseguiu relaxar. Mais um dia delicioso. 

Dia 3 – O poder de sentir-se bem

Um assunto que a Dra. Mariela trouxe durante a nossa breve conversa foi a adoção de novos hábitos para conquistar mais vigor e disposição. Segundo ela, a mudança só faz sentido para as pessoas se aliada ao prazer. E podemos dizer que aqui está a mágica do Kurotel. A sensação de conforto e os mimos que a atenta equipe proporciona a cada instante criam uma atmosfera que transforma qualquer esforço em benefício imediato. O corpo responde bem à aula de ginástica vigorosa porque tudo é muito bonito e confortável (o chão aquecido, por exemplo). Aquele nozinho nas costas vai embora porque a massagista tem atenção a cada mínimo detalhe. Os pratos sempre nos deixam satisfeitos porque, além de nutrir o corpo, também nutrem os olhos, com tudo preparado de uma forma tão bela e delicada. E a vontade de perder peso, existe? Sim, muitos clientes vão com esse objetivo.

Mas não é só isso, há outros programas, como o detox mental, que inclui atividades incríveis como a deliciosa banheira Unterwassermassage e a Cápsula de Flutuação. Essa última é um aparato que, por mais que num primeiro momento cause um friozinho na barriga, pois nos sentimos em uma pequena nave espacial, fechada e repleta de água salgada, aos poucos nos conquista completamente. A sensação é a mesma que no Mar Morto, onde o peso do corpo desaparece. Aqui, há um truque: quanto mais você abre mão do controle e “se larga”, mais a flutuação fica agradável e você consegue entrar no estado desejado de flow. Com certeza entrou para o top five das experiências de relaxamento

Dia 4 – A energia das águas

Repetir a caminhada no dia mais frio do ano? Declinamos gentilmente. Talvez numa outra ocasião. Optamos por, após o café da manhã, composto de um shot verde, pão integral, queijo, frutas e leite de amêndoas com café, comparecer às atividades coletivas, como a superdivertida aula de dança e mais um circuito de musculação. Depois, de volta à maca para repetir a massagem do método Kur e ampliar a sensação de corpo e mente em estado de relaxamento. Coisas que só uma massoterapeuta de alta qualidade faz por você. Na parte da tarde, fizemos um dos queridinhos do Kur, o circuito das águas, que consiste numa sequência de banhos em diversas temperaturas, além da sauna, promovendo uma sensação indescritível de bem-estar.

Começamos com uma piscina aquecida, passamos a um banheira morna com óleos essenciais, depois um banho de gelo (sim, isso mesmo, com direito a cubinhos), mais um banho aromático, alguns minutos na sauna e finalmente, um banho gelado com um aroma de vinho! Além da disposição obtida, a pele ficou incrível! E já que o assunto é pele macia, abrimos parênteses para contar um pouco dos produtos do Kur. Trata-se de uma linha de cosméticos própria que também funciona como amenities. É impossível não se encantar com a qualidade e o aroma que vêm dos pequenos frascos No quesito gastronomia, há também o convite para uma aula de culinária, onde é possível aprender algumas receitas saborosas, além de dicas para cozinhar de uma forma mais saudável.  Lembrando que cada cliente leva uma lista de receitas, ideal para o seu programa de alimentação, fornecida pela equipe de nutricionistas. Tudo personalizado.

Dia 5 – A vida real

No último dia no Kurotel temos duas vontades. A primeira é aproveitar cada minuto, com direito a um café da manhã bem tranquilo, algumas aulas da programação matinal e uma passada na loja para comprar gifts e produtos exclusivos, como o creme hidratante para o corpo, o serum vegano, o chá relaxante e o espumante de frutas sem álcool. A segunda vontade, é a de integrar esses verdadeiros rituais de autocuidado na nossa vida cotidiana, afinal, sempre é tempo de respirar, se exercitar, comer com todo cuidado e atenção, lembrando que somos sim, as pessoas mais importantes da nossa vida.

Foi com esse espírito que nos preparamos para voltar para o dia a dia de trabalho na metrópole, não sem antes aproveitar um último tratamento, a limpeza de pele com peeling de cristal, para completar a “cara boa” de descanso. Podemos dizer que uma temporada nesse incrível Spa, comparável aos melhores hotéis de cura da Europa e considerado o melhor do Brasil, é uma oportunidade de conquistar o tão sonhado equilíbrio e, quem sabe, levá-lo definitivamente para a vida. 

Kurotel. Nós lhe auxiliamos na busca de uma vida mais saudável.

Entre em contato em nossa central de assessoria ao cliente: +55 (54) 99121 2132

De segunda a sexta – das 08h às 19h

Sábados, domingos e feriados – das 10h às 17:30h

contato@kurotel.com.br

whats app