• ENG PORT

MUSÉE DE LA COLLECTION PINAULT

François Pinault – Presidente da Pinault Collection

“No início era apenas um sonho, um sonho que parecia fora de alcance. Então, esse sonho se tornou uma ambição. E essa ambição se tornou realidade. Na verdade, por muito tempo, eu tinha a esperança de um dia ser capaz de apresentar minha coleção em Paris, nesta cidade que adoro. Paris não é só a cidade de todas as paixões. É antes de tudo a pátria natural de artistas, gênios e suas profecias. A capital, é o lar de alguns dos mais belos museus do mundo onde você pode acompanhar a história da arte em todos de seus ápices, em cada um de seus cantos, em cada uma de suas revoluções…

…após uma primeira tentativa em Paris no início deste século, instalei a Coleção Pinault em Veneza no Palazzo Grassi e no Punta dela Dogana. Este foi apenas o primeiro passo. Eu também reafirmei meu desejo de abrir um novo museu em Paris quando a oportunidade surgisse. Além disso, quando a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, me ofereceu em 2015, para me interessar pela La Bourse de Commerce, não hesitei. Minha coleção não só encontrou um cenário perfeito, localizado no coração da capital, mas a mudança para Paris deu um novo destino a um edifício emblemático, testemunho de vários séculos de arquitetura Parisiense…

…no entanto, este prédio precisava de uma restauração completa, compatível com sua rica história e uma grande transformação para ser adequado para a função de um museu de arte contemporânea. As apostas de tal desafio significavam naturalmente uma tarefa para Tadao Ando, companheiro de todos os meus projetos culturais. Sensibilidade estética minimalista, feita com rigor e pureza, Tadao Ando é aos meus olhos, um dos raros arquitetos que podem sutilmente iniciar o diálogo da forma e do tempo, ou seja, entre a arquitetura e o seu tempo, como ele demonstrou brilhantemente em Veneza…

…embora seguindo escrupulosamente as referências históricas do prédio da Bolsa de Valores, Tadao Ando desenhou um projeto que reconcilia radicalidade e simplicidade em um único gesto. Criando uma forma geométrica, um círculo dentro de um círculo, ele alcançou a façanha de criar um novo mundo dentro deste edifício. Um mundo que respeita o passado, celebrando o presente e abraçando o futuro. Apresentando criações contemporâneas e combinando perfeitamente a tradição da qual somos guardiões e ancorando-se na modernidade a que aspiramos.”

The Collection é o manifesto de um novo lugar em Paris para a arte contemporânea. Um museu nascido da vontade de um colecionador, com sua visão, perspectiva e a força de seu relacionamento com artistas e que foi construída ao longo de várias e várias décadas. Em linha com as exposições apresentadas em Veneza desde 2006 e experimentos fora dos muros desde 2007, esta sequência afirma como parte integrante do processo de programação a dimensão pessoal, apaixonada, comprometida, que caracteriza o projeto da coleção Pinault. François Pinault queria que o título “Abertura” resumisse o espírito desta sequência, da qual escolheu cada artista, cada projeto, cada trabalho. Ele acompanhou com extrema atenção cada passo de sua produção. A palavra abertura, além de corresponder literalmente na abertura de uma nova fase do projeto Pinault Collection, estabelece os valores associados a ele: liberdade de um ponto de vista sobre arte que enfatiza a diversidade; a busca incessante por situações novas ou emergentes; o desejo de unir a arte contemporânea para todos os públicos. 

“Uma das grandes virtudes da relação com a arte está nas perspectivas que ela abre. É isso que me fascina na grande aventura da criação. É assim que, a partir dos artistas do final do século XIX, eu interessado em pintores abstratos, o que rapidamente me levou a artistas pós-guerra, então para a arte do meu tempo. Desde minhas primeiras aquisições, cada descoberta me fez revelar universos e estéticas diferentes, me fez entender o que era para mim estranho até então, e ultrapassou os limites que pensei que deveria estabelecer para mim. Esta é a experiência que quero compartilhar com o maior número de pessoas possível” disse François Pinault.

A museum dedicated to contemporary art

Endereço: 2 rue de Viarmes, 75001 Paris

Aberto de Segunda a Sexta das 11h as 19h
Fechado as Terças

info.boursedecommerce@pinaultcollection.com

Tel: +33 (0)1 55 04 60 60

whats app