ROMA. OS ENCANTOS E A HISTÓRIA DE
TRANSFORMAÇÃO DO PALAZZO RIPETTA
Basta chegar a Roma para entender que a cidade se renova para o futuro e também para o passado. Afinal, lidar com esse binômio que envolve história, arquitetura, cultura faz parte da essência da capital italiana. Um bom exemplo são as diversas escavações, sempre em curso, que trazem episódios de centenas, milhares de anos à tona, mas sem deixar de lado a tecnologia e os recursos contemporâneos que transformam a vida pregressa dos romanos em um envolvente storytelling.
Quanto à renovação dos antigos edifícios, é um dos compromissos da Cidade Eterna para atravessar o tempo, e o Palazzo Ripetta é uma excelente representação dessa dinâmica. Localizado no famoso e elegante Tridente, conjunto de três ruas retilíneas, Via di Ripetta, Via del Corso e Via del Babuino, que conduzem ao coração da cidade, a edificação tem um percurso que começa em 1672 e segue até os dias de hoje. Foi criado pelo Papa Inocêncio XI para ser um conservatório de moças órfãs, se transformou num residencial na década de 1960, sob a visão acurada do arquiteto Luigi Moretti, e, há dois anos, passou por mais uma intensa renovação, que culminou no elegante hotel cinco estrelas da Via di Ripetta.
Hoje, a propriedade conta com 78 quartos e suítes distribuídos em quatro andares que expressam a alma autêntica do hotel: móveis feitos sob medida, criados por artesãos italianos, convivem com opções ecologicamente corretas, comodidades modernas e obras de arte clássicas e contemporâneas de inestimável valor. Os tetos altos, interrompidos por arcos curvos, testemunham a arquitetura do século XVII, revelando com elegância a história do edifício.
Entre as áreas comuns, está aquela que já funcionou como um claustro em tempos antigos, mas hoje traz o frescor do Piazzetta Ripetta, restaurante ao ar livre, com personalidade e opções que se adequam a qualquer hora do dia. Seja para um aperitivo acompanhado por fantásticos coquetéis, seja para um almoço ou jantar completo, à italiana, o espaço repleto de plantas, ombrelones e uma fonte bem ao estilo romano é puro acolhimento.
A TheInsider esteve lá para experimentar o menu idealizado pelo chef executivo Marco Ciccotelli e se surpreendeu em vários aspectos, entre eles, a forma como os ingredientes são honrados em elegantes preparos que enaltecem o seu sabor. Os vegetais, por exemplo, merecem destaque. Transformam-se em verdadeiras iguarias. Após a refeição, com opções inspiradas de ponta a ponta, estivemos com Ciccotelli, que contou das suas origens, os campos de Abbruzzi , da ligação da sua família com a agricultura e também de sua jornada por restaurantes estrelados, onde aprendeu técnicas elaboradas e os fundamentos da haute cuisine.
Afinal, para desconstruir, antes é preciso conhecer a fundo. A breve, mas agradável conversa valorizou ainda mais a experiência. Outro ponto especial da visita foi o encontro com Alessia Meli, diretora de F&B (alimentos e bebidas) do hotel, que também coordena o sofisticado San Baylon e o novo rooftop, Etere.
A paixão pelo que faz se reflete tanto na condução do serviço, que se apresenta como uma perfeita coreografia, como na extrema simpatia e delicadeza com que trata cada visitante. Sutilezas que fazem toda a diferença. A localização, o conforto e a excelência fazem do Ripetta uma excelente opção em Roma.
PALAZZO RIPETTA
Via di Ripetta 231, 00186 – Roma (Italy)
tel: +39 06 3231144
fax: +39 06 3203959
info@palazzoripetta.com