• ENG PORT

WOW PORTO

Nasceu um novo quarteirão cultural e turístico em pleno coração do centro histórico de Vila Nova de Gaia. O World of Wine (WOW) é constituído por seis experiências e nove restaurantes, bares e cafés. Inclui ainda uma escola de vinho, várias lojas, um espaço para exposições e outro para eventos.

Está situado na margem sul do rio Douro e detém uma vista avassaladora sobre a Ribeira e a Ponte D. Luís I. Ergue-se a partir da restauração e requalificação de antigas caves de vinho do Porto, que ganham assim uma nova vida ao serviço da cidade e da região Norte de Portugal.

O WOW compila a história, a magia e as emoções por detrás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça. Mas vai mais longe do que o seu próprio nome e acrescenta à fórmula a história do Porto e o que de melhor se faz no norte de Portugal, revelando os segredos por detrás de algumas das principais indústrias da região, como os têxteis e a moda. Para acrescentar magia, não faltará ainda uma fábrica de chocolate.

O projeto, classificado de Potencial Interesse nacional (PIN), tem como missão reforçar a oferta cultural e museológica da cidade, bem como enaltecer o potencial da região em áreas estratégicas como o vinho, a indústria e o património. Nasce ainda da ambição de aumentar a capacidade de atração turística numa lógica de sustentabilidade, de forma a prolongar o número médio de noites dormidas no norte do país.

No quarteirão as aberturas acorrerão em fases distintas. Depois da abertura a 31 de julho de 2020, os visitantes podem agora usufruir de 6 espaços de restauração e de cinco experiências museológicas: Wine Experience, Porto Region Across The Ages, The Bridge Collection, The Chocolate Story e Planet Cork. Mais tarde, abre ainda a Escola de Vinho e a experiência Porto Fashion & Fabric Museum.

No total, são 55 mil metros de área de construção. É um projeto do grupo The Fladgate Partnership, que detém também importantes marcas de vinhos do Porto, de hotelaria, de restauração e ainda nas áreas da distribuição e da sustentabilidade. Para levar a cabo um desígnio de tão grande envergadura, o WOW vai empregar cerca de 350 pessoas, num robusto processo de recrutamento.

Wine Experience

Portugal, apesar de ser um país geograficamente pequeno, é um microcosmo de diferentes climas, solos, altitudes e paisagens. Isto explica a extraordinária abundância de variedades de uvas e de estilos dos vinhos portugueses.

O grande Porto, por sua vez, é a capital do vinho português, estando numa posição privilegiada, a cerca de 1h de distância de cinco regiões vínicas distintas, onde se produzem diferentes tipos de vinho: branco, tinto, espumante, colheitas tardias e fortificados.

Contudo, até então Vila Nova de Gaia concentrava 16 centros de visita dedicados exclusivamente ao Vinho do Porto. O WOW vem preencher esta lacuna ao oferecer a Wine Experience que se debruça sobre o vinho português em geral.

Dedicada quer a simpatizantes amadores como a enólogos experientes, a Wine Experience pretende desmistificar o vinho. Para isso, será possível saber mais sobre os seus agentes principais – o solo, o clima, as uvas, mas também sobre todos os processos que decorrem e interferem na qualidade do néctar até ele chegar ao copo.

A aprendizagem servirá para perceber que vinhos há, o que os diferencia e como devem ser provados e conjugados. Por outro lado, os visitantes serão convidados a experienciar vinho, mais do que apenas beber, valorizando a visão, o olfato, o palato, o ritual, a amizade e a celebração de momentos. Embarcarão ainda numa viagem de norte a sul a Portugal, com passagem pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

WOW Porto

Rua do Choupelo 39, 4400-088 Vila Nova de Gaia, Portugal

Telefone+351 22 012 1200

@wow.porto

whats app